COMO FAZER CAFÉ?

Para fazer o café perfeito, damos algumas dicas que podem fazer toda diferença no preparo do seu café. E assim, você pode ter a melhor versão da sua xícara. Acompanhe os detalhes e algumas sugestões para você testar em seu próximo preparo.

1) PROPORÇÃO ENTRE CAFÉ E ÁGUA

Quem prepara sua bebida sempre com os mesmos utensílios e café, adquire com o tempo formas de manter sempre o mesmo padrão. Mas, para utilizar um método novo de preparo, ou um café diferente, podem ser necessárias algumas tentativas até chegar no resultado ideal.

Comece com uma proporção média de: 35 gramas de café (3 colheres de sopa) para 500 ml de água. Caso busque um café mais intenso, adicione mais pó de café, mais suave, reduza a quantidade, até chegar no resultado desejado.

 

2) TEMPERATURA DA ÁGUA PARA COAR O CAFÉ

Apesar do uso do termômetro na cozinha de casa não ser tão comum, a temperatura da água para o preparo do café é muito importante. Quando fria demais, não irá extrair todas as características da bebida. Já demasiadamente quente, pode trazer amargor.

O ideal é que a água esteja entre 92°C e 96°C. Para isso, deixe o líquido atingir o ponto de ebulição (100°C), pare o aquecimento, e a utilize primeiro para escaldar o filtro e porta filtro, preparando o café na sequência. Assim ela chega à temperatura ideal e você ainda evita o sabor residual de papel que pode aparecer na bebida.

 

3) ADOÇAR OU NÃO O CAFÉ?

Para a degustação, a indicação recomendada é não adoçar o café. Dessa forma é possível perceber todas as características do café como sabor, aroma, corpo, acidez e doçura. Para quem ainda não consegue tirar o café da bebida, experimente tomar, pelo menos um gole, antes de adoçar. Dessa forma é possível ter uma percepção mais real da necessidade de açúcar. Utilize o açúcar diretamente na xícara, e não na água de preparo do café.

 

4) CONSERVAÇÃO DO CAFÉ

A melhor forma de conservar o pó de café é mantendo na embalagem original, bem fechada, preferencialmente dentro de um pote hermeticamente fechado. Mantenha em um armário fresco e seco, e consuma o quanto antes. Busque comprar embalagens menores, para manter o café sempre o mais fresco possível.

Depois de pronta o ideal é consumir o café imediatamente, ou mantê-lo na garrafa térmica por no máximo 1 hora.

Com essas informações, você tem todas as ferramentas na mão para preparar o melhor café coado da sua vida. Vamos lá?

Como fazer o café perfeito? Como escolher coador de café: Tradicional, Coador de Pano ou V60?

Os diversos tipos de filtro e utensílios diferentes, que vão além do tradicional, podem confundir qualquer um na hora de fazer o café. Se você também se perde, preparamos um manual básico que traz dicas, informações e segredinhos para deixar sua xícara irresistível.

Confira:

como fazer café

 

Como fazer café em filtro de papel:

Como fazer café em filtro de pano:

Como fazer café em filtro de metal:

Escalde o filtro, coloque o café diretamente no metal. Adicione a água de forma circular, não é necessário mexer.

 

O diferencial desse tipo de coador, é que, por não utilizar filtro de papel, os óleos essenciais do café passam para a bebida, resultando em um café mais encorpado. Alguns resíduos de pó também podem passar para a xícara, para minimizar esse problema, utilize uma moagem um pouco mais grossa.

Endereço
Avenida dos Flamboyants, nº 521
Jardim Jacarandas
Sinop-MT/CEP: 78.557-640
Atendimento
(66) 99671-2902 - WhatsApp
© 2020 Café SK. Todos os direitos reservados.
Whats